domingo, 5 de abril de 2009

FELIZ 2009! E TENTE MANTER-SE VIVO...


escrito dia 26 de fevereiro de 2009

Como já é de costume aqui vamos nós de novo em terras brasucas, onde só existe vida de adulto após o carnaval. É certo que muitos já estão a mil por hora desde a passagem oficial de 2008 para 2009. Mas também é fato que essa paradinha para os batuques e mulatas (sem restrições a nenhuma outra etnia, claro) faz tudo o mais no meio do caminho entre as “boas festas” e a “boa festa”, parecerem somente um aquecimento. Enfim, feliz 2009, agora não dá mais para fugir.

Ano novo; velhos problemas. Um filme lançado no ano passado retratava bem a violência em uma das grandes metrópoles brasileiras. Tropa de Elite rendeu muito dinheiro a piratas e produtores. E o principal assunto está tão quotidianamente aterrado em todos, que não é surpresa a falta de espanto quando em uma cidade pequena ocorre um furto, um roubo, um estupro, um assassinato, algum caso de tortura entre outras. Ainda mais quando a violência é moral (o mal comportamento ao sujar uma localidade pública está entre elas) ou ética (a corrupção correndo solto pelos átrios e salas centrais dos governantes da nação).

Uma pesquisa recém divulgada no jornal Folha de S. Paulo, fez emergir dados “nada importantes” sobre números da segurança nacional. O numero de policiais militares, civis, federais e bombeiros no país somam 602mil. As empresas particulares de segurança somam pelo menos 1,7milhão de vigilantes privados cadastrados na Policia Federal. Sem contar que em dados divulgados ontem no Jornal Hoje da TV Globo, no Rio de Janeiro (terra da Tropa de Elite) foram registrados 152 mortes de policiais em serviço, e 546 mortes de policiais fora de serviço entre os anos de 2004 e 2008.Segurança já não é mais para todos, e sim para os poucos que podem pagar por ela.

Está pacata cidade do interior chamada Guararapes, só continua pacata para os que já descansam na necrópole municipal. Aos vivos fica o tormento de se preocuparem em manterem-se distantes de uma morada tão apertada. Então cidadão reitero: Feliz 2009! E tente manter-se vivo...

Um comentário:

Patricia Perez disse...

Oi Lucas, Tudo bem?

Meu nome é Patricia Perez, estou trabalhando na divulgação do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Acredito que isso possa ser interessante para você e para os leitores do Mundo Luando.

As inscrições começaram no dia 24 de março e podem ser feitas até dia 29 de junho de 2009.O tema deste ano é “O uso da tecnologia no desenvolvimento social'.

A novidade de 2009 é que o estudante poderá enviar o vídeo de até 2 minutos pelo YouTube, sendo que ele poderá produzir quantas matérias quiser. O concurso é válido somente para estudantes de jornalismo.O ganhador conhecerá os estúdios da CNN International, além de ter sua matéria exibida pelo canal.

As inscrições podem ser feitas no site:

www.concursocnn.com.br

Acompanhe ainda as novidades no Blog:

http://www.concursocnn.com.br/2009/blog/

e fique à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas comigo,

por email: patricia@ichimps.br ou pelo telefone: (11) 3711-8131

Obrigada pela atenção.

Patricia Perez

 
;