quarta-feira, 25 de março de 2009

AVÓS DA EXPERIÊNCIA


Sim. Confesso. Sou um cara mimado. Criado pela avó. Jogando bolinha de gude no carpete; soltando pipa no ventilador; comendo bolinhos de chuva, com chá mate quentinho e assistindo Super-Homem na Sessão da Tarde. Se alguém acha isso ruim, que atire o primeiro biscoito amanteigado. Confessem também horas... Tem coisa mais gostosa do que casa de vó? Aquela pessoa que sempre encoberta quando a gente faz algo de errado. Aquela que sempre nos defende, muitas vezes de nossos próprios pais. Quando nos machucamos, podemos até saber que o carinho da mãe está em dobro voltado para nós, não porque a mãe ame menos, longe disso, mas porque a avó é só amor e bem menos correção. Costumo brincar dizendo que a função dos pais é se preocupar e encher a paciência (tem que moldar mesmo, educar). Função de irmão é ser chato (mas o único que pode fazê-lo, porque se outro se mete à besta... leva). Função de avó é paparicar, mimar mesmo, com todo o mel.

Ontem foi aniversário (20/03) da minha amada avozinha. Ela e meu vovô, se incumbiram de educar esse que vos escreve, há 25 anos. E é tão bom lembrar que todos os meus amigos sempre dizem “Nossa Lucas, como sua avó é legal”. Quando levava alguém para brincar em casa, ela clamava por bagunça (sadia é claro).

Na idade em que estou muitos freqüentadores da mesma casa de anos de vida que eu, se preocupam em colocar um som potente no carro. Á algum tempo atrás, vovó me disse “vamos comprar uma caixa de som.” Curioso, perguntei a razão. “É que o som do vizinho está cobrindo o nosso”. Às vezes me refugio no meu quarto, pois sou mais a cara do silêncio. Mas deixa à barulheira fazer a felicidade de quem já me deu a vida. E tenha certeza que no momento em que ela acabar de ler esse pequeno texto, vou ficar sem graça ao ser coberto de beijos e abraços. Mas quem não gosta tanto mimo, que atire o primeiro biscoito amanteigado!

2 comentários:

Anderson Augusto Soares disse...

Lucas, que texto formidável! Nostalgia e delicadeza a serviço da emoção.

Seu texto me fez ter saudades da minha avó, que faleceu no ano passado. Ela é uma das minhas mais fortes influências.

Mande o texto para a Folha da Regiao e para outros veiculos.

TCastela disse...

Mano, legal o texto, aqui é a mesma coisa comigo em relação a nossa avó gizelda, (a mãe fica braba porque ela me defende de tudo e de todos)! Abraços e beijos pra vó e pro vô aí!

 
;