domingo, 8 de março de 2009

PONTO DE REFERÊNCIA



Escrito no dia 01 de Janeiro de 2009

Todo começo de ano é encarado de uma maneira diferente pelas pessoas. Para alguns é somente uma passagem de um dia para o outro como qualquer um dos outros 364. Existem aqueles para os quais o final de ano e o começo de outro é o momento de limpar as gavetas e arrumar tudo aquilo que está entulhado dentro de caixas velhas. Para outras essa data significa instante de reflexão e instituição de metas para os dias vindouros. No fundo todos estão de uma forma ou de outra buscando um ponto de referência onde possam apoiar seus sonhos e esperanças, ainda que sem fazer nada.

Quando se coloca os olhos sobre o desconhecido futuro, a vida passa a ser uma constante angustia. Tudo é o que queremos fazer, ter, alcançar. Nada é o que vivemos, mas o que vamos viver. Talvez no ano de 2009, desastres naturais sejam menos frequentes. Talvez existam menos homicídios. Talvez se possa sair de casa sem a preocupação de ser assaltado. É errado querer essas coisas?

Ficar remoendo o passado faz da vida uma âncora. Nada é o que vivemos, mas o que carregamos. Chorar pelos bons amigos e familiares que perdemos. Ostentar a alegria de torcer para um time campeão. Lamentar-se pelo amor perdido, ou mesmo ficar correndo atrás de algo que não existe mais. É errado pensar nessas coisas?

Quando o momento presente vale mais do que o que ja passou, e também não é medida para resultados futuros, passa a ser o que realmente vivemos. Lutar em cada instante para fazer o melhor em cada detalhe. Lavar a louça cantarolando uma canção. Estudar para aquela prova difícil. Relaxar e tomar uma cerveja com os amigos. É correto viver o presente.

Qual será o seu ponto de referência em 2009? O futuro, o passado ou o presente?

2 comentários:

Anônimo disse...

"Lutar em cada instante para fazer o melhor em cada detalhe.
É correto viver o presente."

Começou bem professor.
Beijo

Anderson Augusto Soares disse...

Viver a vida presente, já dizia Drummond. E encarar a vida como um espaço com tempo em que se possa criar coisas, idealizar e impulsionar a imaginação.

 
;