terça-feira, 10 de março de 2009

VIAGEM AO TOPO DO BRASIL II



Escrito no dia 07 de Janeiro de 2009

No último texto a respeito de Rio Branco – AC, afirmei que diria o quanto a terra onde nasci é mágica. Não por ser um local onde os problemas não existem, ou por que nos caminhos aqui verdejantes (o meio da amazônia horas) correm leite e mel. Mas tudo aqui está cercado pelo espírito da mata. Artezanatos a base de sementes típicas da região (buriti, jarina, açai...)e até mesmo o nome das instituições como a Aldeia –FM, a Tv Aldeia, A Biblioteca da Floresta ou o estádio Arena da Floresta.
A espiritualidade é algo já documetada até pela televisão. A Igreja da Barquinha (um sincrética, com elementos do espiritísmo, costumes indigenas e catolicísmo), possui muitos adeptos. Também o candomblé ou mesmo o catolicísmo são bem visíveis. O número de igrejas evangélicas também é grande, varias portas abertas.
Não pense que por aqui as onças andam soltas, ou mesmo as cobras e os macacos. O único local onde pude observar esses animais foi no parque Chico Mendes. Ao andar lá me deu um pesar enorme por não termos em Guararapes um horto florestal bem estruturado. Um local onde se possa curtir a natureza e momentos de paz com o mundo. Ou mesmo jogar um futebol com os amigos e fazer um piquenique com a família. Uma coisa é verdade nessa época do ano, tenho brincado com as pessoas dizendo que aqui, ou se morre afogado por tanta chuva, ou queimado pelo calor do sol. Na verdade o clima é algo chato para quem não está acostumado, contudo, aprendi que boa parte das coisas neste mundo podem ser aprendidas, inclusive a se acostumar com o clima. Agora de volta a Guararapes troco o calor com humidade pelo calor seco de nossa terra (não me acostumei até hoje).

Foto: Estádio Arena da Floresta - Crédito: site http://www.ac.gov.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que a foto do estádio extraviou rs
beijo

Anônimo disse...

A Bia foi o Higor durante a produção do meu monstrinho Frank (Blog). Valeu por sempre me ajudar nobre aluna...

 
;