quarta-feira, 11 de março de 2009

DISCURSO HISTÓRICO

Escrito no dia 23 de Janeiro de 2009

27 anos. Essa é a idade que completei no ultimo dia 5 de janeiro. 27 anos. Essa é a idade que o escritor dos discursos do presidente dos Estados Unidos tem. Jon Favreau é um jovem que não coloca palavras na boca de Barack Obama, mas certamente sua ajuda é necessária para que o próprio presidente organize melhor a maneira como vai dizer ao mundo o que acredita ser a verdade.
Pode parecer estranho que os discursos sejam escritos por outras pessoas, mas a verdade, é que os homens mais poderosos da história da humanidade, já descobriram que as palavras são capazes de fazer milagres em corações de carne. Palavras bem escolhidas podem derrubar ou erguer nações.
No discurso de posse, Obama buscou na história de sua nação os alicerces para levantar os rostos americanos a fim de encarar as crises do presente. Buscou na altivez do estilo americano de ser, exemplos de caráter, inteligência e, sobretudo resiliência (capacidade de retornar ao normal após um choque, uma mudança brusca).
“Que estamos no meio de uma crise agora já se sabe muito bem.” Disse o presidente. E depois de ilustrar parte dessas dificuldades afirmou:
“Hoje, eu digo a você que os desafios que enfrentamos são reais. Eles são sérios e são muitos. Eles não serão encarados com facilidade ou num curto período de tempo. Mas saiba disso, América – eles serão encarados.”
O mundo parou para ouvir essas palavras. E houve palavras para o mundo também:
“Assim, para todos os outros povos e governos que estão assistindo hoje, da maior das capitais à pequena vila onde meu pai nasceu: saibam que a América é amiga de cada nação e de todo homem, mulher e criança que procura um futuro de paz e dignidade, e que estamos prontos para liderar mais uma vez.”
Opa! Parece que eles estão prontos para nos liderar. Assim como em uma brincadeira proferida no programa CQC no dia das eleições dos EUA: “É hoje que os americanos vão escolher quem vai governar o Brasil por quatro anos”.
Escolheu bem suas palavras Jon Favreau, ou melhor, Barack Obama.

Foto: o cara que escreve discursos para Obama, Jon Favreau
Leia a íntegra do discurso de posse de Barack Obama: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL964157-16108,00.html

Um comentário:

Anônimo disse...

não só governará o brasil mas tbm como o mundo todo.. é a força do mais forte..

 
;